Projeto


Projeto Compra e Venda Online

Introdução

A internet é cada vez mais utilizada em nosso cotidiano, e com isso uma das melhores oportunidades que ela nos trouxe foi de realizar comércio online (e-commerce).

Vender pela internet é uma opção para diversas empresas que diversificam o canal de vendas ou empresas que só trabalham pela internet. É fácil perceber como o cotidiano das pessoas está cada vez mais corrido, o que abriu grandes oportunidades para empresas que queiram vender online, com apenas alguns cliques.

Na internet encontram-se diversos nichos de mercado, direcionados para todos os públicos-alvos, seja o nível de escolaridade, idade ou poder aquisitivo quais forem, tornando assim, a compra e venda online muito mais versátil, fazendo com que encontrem maior possibilidade de segmentação  e posicionamento de produtos e serviços.

Com o avanço da tecnologia significativo nos últimos anos, vimos a modernidade chegando ao comércio, criando o chamado "e-commerce". Com isso, as lojas em ambiente físico começaram a ficar obsoletas devido da facilidade de compra e venda de produtos online, seja por um preço mais barato ou pela facilidade de pagamento por cartão eletrônico.

Historicamente falando, em 1979, Michael Aldrich inventa o shopping online, em 1984, Jane Snowball, uma inglesa, se torna a primeira compradora online. Em 1995 é anunciado o primeiro produto no Ebay: uma caneta laser usada, vendida por 15 U$D. Já em 2012, o Social Commerce se torna uma tendência do mercado.

Justificativa

Percebemos o enorme “boom” que o e-commerce (o comércio eletrônico) apresentou no mercado de trabalho e na vida de muitas pessoas, gerando uma facilidade em compras de produtos. Sabendo disso, escolhemos esse tema (Compra e Venda Online) pois, além de envolver as funções do nosso curso de Informática, sabemos que as lojas virtuais estão ganhando muito espaço na vida cotidiana nos últimos tempos e falar disso para pessoas que pouco sabem a respeito seria uma forma de mostrar o lado empreendedor da Internet com mais clareza.

Objetivos
  • Conhecer um novo ramo de negócios (e-commerce);
  • Mostrar algo recente aos alunos;
  • Investigar o futuro da compra e venda online;
  • Mostrar a relação entre o comércio e a Internet;
  • Apresentar uma nova forma de comércio, podendo despertar interesse em alguns.
População e Amostra

População: Alunos do Ensino Médio de Bauru.
Amostra: 165 questionários.

Questionário

(Essa questão, é a questão da variável quantitativa contínua)

1- Idade:

2- Sexo:

01-Masculino

02-Feminino

3- Curso:

01-Informática noturno

02-Informática diurno

03-Eletrônica noturno

04-Eletrônica diurno

05-Mecânica noturno

06-Mecânica diurno

07-Não faço curso técnico no CTI

4- Como você ficou sabendo da existência de lojas online?

01-Pelos meus pais

02-Pelos meus amigos

03-Na televisão

04-Na própria internet

05-Em redes sociais

06-Na própria loja física

5- Com qual frequência você compra ou vende produtos pela internet?

01-Sempre

02-Quase sempre

03-Às vezes

04-Raramente

05-Nunca

6- Qual(is) estratégia(s) de busca você usa ao comprar produtos online?

01-Busco o site mais seguro e confiável

02-Busco o mais barato

03-Por indicação de terceiros

04-Compro no site conhecido, independente do preço

05-Compro em sites nacionais, pois o frete, na maioria das vezes, é menor

7- Para você, qual faixa etária mais adquire produtos online?

01-Crianças (Até 12 anos)

02-Adolescentes (De 12 a 20 anos)

03-Adultos (De 20 a 40 anos)

04-Meia-idade (De 40 a 60 anos)

05-Idosos (Mais de 60 anos)

8- O que é mais importante para você em um produto à venda na internet?

01-O site em que ele está sendo vendido

02-Preço baixo

03-Preço do frete

04-Marca confiável

05-Qualidade do produto

9- Qual o valor total que você já gastou com produtos na internet? (Aproximado)

01-Nunca comprei online

02-Até R$1000,00

03-Até R$3000,00

04-Até R$5000,00

05-Até R$7000,00

06-Até R$9000,00

07-Mais de R$9000,00

10- Quais, dentre as opções dos produtos abaixo, você já comprou? 

01-Artigos esportivos

02-Jogos mídia física

03-Eletrônicos

04-Cosméticos

05-Roupas

06-Livros

07-Outros

11- Na sua opinião, quais são os produtos mais procurados na internet?

01-Artigos esportivos

02-Jogos mídia física ou digital

03-Eletrônicos

04-Mobíllia

05-Cosméticos

06-Roupas

07-Livros

08-Outros

12- Em sua opinião, a compra e venda de produtos pela internet é feita de maneira segura?

01-Sim, é bem seguro

02-Sim, mas apenas pagando por boleto

03-Não sei, eu só compro pela loja

04-Não, não temos segurança alguma

05-Depende do site

13- Quais desses sites de compra e venda de produtos online você conhece?

01-Lojas Americanas

02-Casas Bahia

03-Amazon

04-Submarino

05-Steam

06-Mercado Livre

14- Ao optar por um site de compras quais critérios você prioriza?

01-Layout bonito, organizado e colorido

02-Preço barato

03-Ausência do frete ou baixo custo do mesmo

04-Nacionalidade

05-Marcas conhecidas

06-Rapidez na entrega

07-Produtos com garantia prolongada

15- Imagine a seguinte situação: você está procurando na internet por um produto no site da sua loja preferida. Ao ver o preço, percebe que está caro e com um frete absurdo. Decidido, você começa procurar em novos sites e encontra o produto com o preço bem baixo. O que você faz?

01 - Compro no site que eu já estou acostumado, pois apesar do preço alto, eu sei como o site funciona e sei que posso confiar no que ele está prometendo.

02 - Compro no outro site, por mais que eu não conheça, vale a pena correr o risco pois está barato o produto

03- Desisto da compra, pois está caro

04-Peço ajuda aos amigos e familiares que me indiquem outros sites.

05-Compro em uma loja física.

16- Com que frequência que você usa o serviço de reclamação do site? 

01-Sempre

02-Quase sempre

03-Às vezes

04-Raramente

05-Nunca

17- Quais problemas você já enfrentou com sites de compra e venda?

01-Não aceitaram a compra

02-Bloquearam/clonaram o cartão de crédito ou débito

03-Excedeu o prazo de entrega

04-Chegou o produto errado

05-Não chegou a compra

06-Cobraram taxas extras

07-Roubaram a conta do banco e/ou a senha do cartão de crédito ou débito

08-Os canais de reclamação não resolverem meus problemas

18- Alguns sites, ao finalizar a compra, oferecem ao comprador um formulário para responder, para avaliar o feedback da empresa. Com que frequência você costuma responder a esses questionários?

01-Sempre

02-Quase sempre

03-Às vezes

04-Raramente

05-Nunca

19- Em sua opinião, é importante que a empresa use as redes sociais ao seu favor?

01 - Claro, é sempre bom ficar atualizado das novidades das empresas favoritas

02 - Sim, pois como os clientes usam muito as redes sociais, fica fácil para a empresa mostrar seus produtos novos e as ofertas do dia e manter o seu público fiel

03 - Sim, com o uso da rede social a empresa consegue atingir um novo público e aumentar suas vendas

04 - Depende, algumas empresas, em vez de divulgar sua marca, ou produto, acabam fazendo spam e seus clientes acabam perdendo o interesse nela

05 - Não, os posts e e-mails são desnecessários

20- Você trabalharia em uma equipe que cuida de empresas online? (e-commerce).

01 - Claro.

02- Sim, mas seria arriscado, pois eu não teria estabilidade no trabalho.

03 - Talvez, pois pode ser um novo empreendimento, mas com pouca certeza de que vai dar certo.

04- Apenas se surgisse uma boa oportunidade 

05 - Não

21- Você indicaria a compra e venda por meio da internet para alguém?

01 - Sim, com certeza

02 - Sim, mas apenas para familiares e amigos

03 - Sim, mas apenas para quem já entende do assunto

04 - Depende da pessoa

05- Não

22- Qual a sua opinião sobre as lojas online em relação ao futuro:

01-Elas irão suprir todas as necessidades da população

02-Elas dividirão espaço com as lojas físicas

03-Elas irão parar de existir

04-Elas irão atingir seu ápice, substituindo as lojas físicas

05-Elas serão diferentes do jeito que a conhecemos hoje em dia

23- O questionário acaba aqui. Muito obrigado por respondê-lo. Por favor avalie nossas perguntas: 

01-Ótimo

02-Bom

03-Regular

04-Ruim

05-Péssimo

Resultados

Questão 1 – Idade

ROL
Tabela




Média, Mediana, Moda e Desvio Padrão

Gráfico
Comentário: Nesse gráfico, vemos que as pessoas entrevistadas estão entre as idades de 14 a 26 anos, pois essas são da nossa faixa etária e que, por consequência, acabamos tendo como contatos em maior abundância nas nossas redes sociais, pelas quais divulgamos o questionário.

Questão 2 – Sexo

Tabela



Gráfico
Comentário: Com esse gráfico concluímos que a maior parte das pessoas entrevistadas são homens, já que 45% são mulheres. Mesmo assim, as porcentagens de homens e mulheres são próximas, o que mostra que a nossa pesquisa foi bem equilibrada.

Questão 3 – Curso

Tabela



Gráfico



Comentário: Concluímos com esse gráfico que quase metade dos entrevistado não cursam o Colégio Técnico, pois eram contatos de nossas redes sociais que frequentam outras escolas. Outra grande parte é dos alunos que cursam Informática no período diurno, por haver mais salas de informática do que os outros cursos.

Questão 4 - Como você ficou sabendo da existência de lojas online?

Tabela
Gráfico
Comentário: A partir do gráfico concluímos que a maior parte das pessoas conheceram as lojas online  pela própria Internet. O restante as descobriu por outros meios, tendo em vista que elas possuem uma influência cada vez maior na sociedade.

Questão 5 - Com qual frequência você compra ou vende produtos pela internet?

Tabela



Gráfico
Comentário: Através dos dados percebemos que uma parcela muito pequena nunca realiza a compra e venda online e somente 28% a realiza raramente, o que mostra como esse tipo de comércio está crescendo cada vez mais.

Questão 6 - Qual(is) estratégia(s) de busca você usa ao comprar produtos online?

Tabela

Gráfico

Comentário: Com os dados, concluímos que a maioria dos entrevistados usam como estratégia principal buscar o site mais seguro e confiável, pois há uma grande quantidade de sites de compra e venda que são inseguros.

Questão 7 - Pra você, qual faixa etária mais adquire produtos online?

Tabela



Gráfico
Comentário: Os adultos, por terem mais dinheiro ou disposição, acabam comprando mais produtos online do que o resto das pessoas em faixas etárias diferentes.

Questão 8 - O que é mais importante para você em um produto à venda na internet?

Tabela


Gráfico
Comentário: A qualidade do produto é o principal aspecto considerado pelos entrevistados ao verem um produto à venda em um site online. O segundo aspecto mais considerado é o próprio site.

Questão 9 - Qual o valor total que você já gastou com produtos na internet (Aproximado)

Tabela

Gráfico

Comentário: A maioria dos entrevistados gastou mais dinheiro do que as outras parcelas entrevistadas, o que mostra que a maioria das pessoas estão gastando cada vez mais dinheiro na Internet.

Questão 10 - Quais, dentre as opções dos produtos abaixo, você já comprou? 

Tabela

Gráfico
Comentário: Concluímos, através dos dados, que a maior parte das pessoas compram produtos diferentes dos citados como os do exemplo.

Questão 11 - Na sua opinião, quais são os produtos mais procurados na internet?

Tabela



Gráfico

Comentário: Novamente podemos perceber a grande variedade de produtos à venda na Internet, o que reflete-se também nos produtos comprados na mesma.

Questão 12 - Em sua opinião, a compra e venda de produtos pela internet é feita de maneira segura?

Tabela


Gráfico


Questão 13 - Quais desses sites de compra e venda de produtos online você conhece? 

Tabela


Gráfico


Comentário: com esse gráfico percebemos que como o comércio online está crescendo muito ultimamente, a quantidade e variedade de sites também estão aumentando cada vez mais.

Questão 14 - Ao optar por um site de compras quais critérios você prioriza?

Tabela 

Gráfico


Comentário: ao analisar o gráfico concluímos que a a maioria das pessoas levam em conta diferentes aspectos ao realizarem compras onlines quando comparadas à minoria.

Questão 15 - Imagine a seguinte situação: você está procurando na internet por um produto no site da sua loja preferida. Ao ver o preço, percebe que está caro e com um frete absurdo. Decidido, você começa procurar em novos sites e encontra o produto com o preço bem baixo. O que você faz?

Tabela

Gráfico

Comentário: percebemos que, a partir da análise do gráfico, a maioria das pessoas pede ajuda para que outras pessoas indiquem-as outros sites.

Questão 16 - Com que frequência você usa o serviço de reclamação do site?

Tabela



Gráfico
Comentário: com esse gráfico, podemos observar que o canais de reclamação dos sites quase não são usados, dados satisfatórios, pois mostra que a compra e venda está funcionando e os erros diminuiram.

Questão 17 - Quais problemas você já enfrentou com sites de compra e venda? 

Tabela

Gráfico


Comentário: concluímos que, através do gráfico, o principal problema dos entrevistados enfrentado ao realizar uma compra online não está presente nas opções pré-definidas.

Questão 18 - Alguns sites, ao finalizar a compra, oferecem ao comprador um formulário para responder, para avaliar o feedback da empresa. Com que frequência você costuma responder a esses questionários? 

Gráfico
Tabela

Comentário: com essa pesquisa, observamos que, dentre os entrevistados, poucos respondem aos questionários para avaliar o feedback da empresa em que estão comprando.

Questão 19 - Em sua opinião, é importante que a empresa use as redes sociais ao seu favor?

Tabela


Gráfico


Comentário: percebemos que a maioria das pessoas acredita que as empresas deveriam sim utilizar sites online pois isso aumentaria as suas vendas.

Questão 20 - Você trabalharia em uma equipe que cuida de empresas online? (e-commerce)

Tabela


Gráfico


Comentário: Neste gráfico, podemos verificar que uma grande parte só trabalharia em uma empresa que cuida de empresa online se surgisse uma boa oportunidade e a segunda maior parte trabalhariam com certeza.

Questão 21- Você indicaria a compra e venda por meio da internet para alguém?

Tabela


Gráfico


Comentário: é possível observar que 69% dos entrevistados indicariam a compra e venda para alguém e uma parcela mínima não indicaria, o que nos mostra que a compra e venda vem ganhando mais espaço na vida das pessoas.

Questão 22- Qual a sua opinião sobre as lojas online em relação ao futuro?

Tabela


Gráfico


Comentário: nesta questão, podemos observar que, dentre os entrevistados, as lojas virtuais irão compartilhar espaço com as lojas físicas e uma pequena parcela acredita que as lojas online irão parar de existir.

Questão 23- O questionário acaba aqui. Muito obrigado por respondê-lo. Por favor avalie nossas perguntas:

Tabela


Gráfico
Comentário: esta questão serviu para avaliação de quão bom era o nosso questionário. Felizmente chegamos na conclusão que queríamos, mais da metade dos entrevistados concordaram que nosso questionário estava “ótimo”.

Considerações Finais

Em nossa pesquisa, o principal aspecto obtido, através das respostas dos entrevistados, foi que, a todo momento, o Comércio Online (compra e venda) cresce, e cada vez mais, faz parte da vida das pessoas. Chegamos a essa conclusão a partir, principalmente, dos dados das Questões 5 e 9. A primeira indicou que uma parcela muito pequena dos entrevistados nunca comprou online e a outra indicou que as pessoas que compram online (a maioria dos entrevistados) estão cada vez mais gastando quantias maiores em suas compras, assim, resultando em um histórico de compras com valor total relativamente alto.

Em relação aos objetivos propostos, concluímos que conseguimos mostrar uma nova forma de comércio, e-commerce, às poucas pessoas que ainda não o conheciam, e também, concluir que o futuro da compra e venda online tende a ascender, se equiparando ou até mesmo ultrapassando ao impacto da compra física no cotidiano das pessoas.

Dificuldades/Sugestões

A primeira dificuldade que nos deparamos foi lidar com globalidade do nosso tema, e de que formas poderíamos centralizá-lo, deixando-o mais fechado e específico. Os problemas que vieram a seguir são mais relacionados com a parte prática do trabalho, por nosso questionário ter muitas perguntas, e consequentemente ter gerado muitos gráficos, acabamos nos atrapalhando durante o desenvolvimento de algumas aulas, e até mesmo não conseguindo cumprir com os prazos.

Sugerimos para quem quiser ampliar nosso trabalho e a pesquisa sobre a Compra e Venda Online que investigue as consequências do e-commerce no governo, relacionando com os impostos sobre as lojas e sobre os produtos, visto que as lojas virtuais não precisam ter muitos funcionários para manter a loja funcionando, tendo menor pagamento de comissão, nem precisam pagar aluguel ou impostos sobre o terreno, já que são da web.

Referências

Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/aumento-das-vendas-pela-internet-incentiva-o-investimento-na-area-dino89097582131/>. Acesso em 8 mai 2018.

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/brasileiros-ja-compram-mais-pela-internet-do-que-em-lojas-fisicas-18781081>. Acesso em 8 mai 2018.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/pesquisa-indica-que-43-dos-internautas-compraram-online-este-ano>. Acesso em 8 mai 2018.

Anexos

A: Texto Complementares

Texto 1 (Site 1)

Aumento das vendas pela internet incentiva o investimento na área

O comércio pela internet cresceu 15% no último ano,de acordo com os dados da 33ª edição do relatório WebShoppers, elaborados pela E-bit/Buscapé. A busca por produtos em loja online faz cada dia mais parte da rotina dos Brasileiros e isso faz com que se abra cada dia mais esse mercado para investir.

Mercado de importados

O que a maioria das pessoas não sabe é que a prática de importar produtos online gera muitas compras, é muito simples e não precisa de muito investimento.

Existe uma infinidade de sites, com cadastro gratuito, que disponibilizam ferramentas para venda online, de forma segura e disponível em todo o país. A mais conhecida no Brasil é o Mercado Livre.

Gerando vendas no Mercado Livre

Longe do comércio de grandes redes estão os portais de compra e venda, uma forma simples para quem quer vender ou para quem quer comprar produtos novos ou usados. Um dos sites mais antigos de comércio de produtos é o Mercado Livre, ele hospeda uma das plataformas mais confiáveis e fáceis de utilizar.

O comércio de produtos novos e usados no site do Marcado Livre é muito diversificado. Então para se destacar neste meio é preciso ter um cuidado especial com o produto na hora de anunciar. Uma forma eficiente para chamar a atenção para o seu produto é utilizar fotografias bem feitas, imagens de qualidade, além de gerar mais segurança para o cliente, valorizam o produto.

A primeira impressão é muito importante quando você trabalha com vendas online. As imagens são essenciais para negócios que querem se destacar e atrair cada vez mais clientes. Elas aumentam a confiança do cliente, quesito primordial para o sucesso de qualquer negócio.

As grandes loja de e-commerce estão sempre investindo neste quesito, para melhorar a experiência do cliente e mantê-lo fiel. E para isso é necessário que a loja virtual seja o mais próxima possível de uma loja física, com um catálogo de produtos de boa qualidade e seja sempre atualizado.

Uma das opções mais simples de fotografar o seu produto com qualidade profissional é o Photo Studio Box. Como ele é possível fazer fotos com diversos fundo e também com a função Croma Key, com qualquer tipo de equipamento. Facilitando assim a edição das imagens e simplificando seu processo de atualização de produtos.

RESUMO (texto 1)

Segundo a 33ª edição do relatório WebShoppers, durante o ano de 2015, o comércio pela internet cresceu em 15%. Ou seja, o comércio online está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

A prática de importar produtos online pode ser muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa e também pode ser muito lucrativa se for feita da maneira correta, utilizando boas ferramentas para venda online e fotografias chamativas e de qualidade. Na atualidade brasileira a ferramenta de comércio online mais conhecida é o Mercado Livre.

Texto 2 (Site 2)

Brasileiros já compram mais pela internet do que em lojas físicas

Pesquisa da PwC mostra que apenas 3,4% dos consumidores nunca compraram online

SÃO PAULO — O número de brasileiros que compram online mensalmente já superou o dos que consomem em lojas físicas. É o que mostra levantamento Total Retail 2016, da PwC, divulgado nesta terça-feira. De acordo com a pesquisa, que entrevistou mil pessoas, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses contra 30,9% que declaram comprar em lojas físicas com a mesma frequência. Somente 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

O computador ainda é o meio preferido no Brasil e no mundo para realizar compras online: 34,4% dos brasileiros declaram usá-lo para adquirir produtos mensalmente, enquanto 15,8% fizeram uso de tablets e 15,3% disseram usar smartphones.

— Para os brasileiros, o preço é o fator determinante na preferência por compras online — disse Ricardo Neves, sócio da Pwc, detalhando que 53,8% dos entrevistados compraram em sites nos últimos 12 meses justamente por conta do menor preço em relação às lojas físicas.

O levantamento mostra também que para 41,6% dos consumidores a conveniência é o principal motivo para a realização de compras online. O preço aparece ainda como principal fator na escolha dos varejistas favoritos dos brasileiros. Para 58,7% dos entrevistados, um bom preço é o que mais pesa na hora de decidir onde comprar, seguido pela confiança na marca do produto, citada por 44,6%.

A respeito do hábito de pesquisar produtos antes de efetuar a compra, a pesquisa mostra que para adquirir itens como eletroeletrônicos, livros, cosméticos e artigos esportivos o consumidor prefere fazer pesquisas em lojas online. Já em vestuário, supermercado, materiais de construção e decoração a maior parte das pesquisas é feita em lojas físicas.

Os modos de pagamento preferidos pelos consumidores também foram levantados pela pesquisa. O cartão de crédito aparece como o meio de pagamento mais usado no Brasil, sendo citado por 78,5% dos entrevistados. Em seguida, aparece dinheiro, usado por 59,2% dos brasileiros, e cartão de débito (53,7%). Nos demais países, o método mais usado é o pagamento em dinheiro (74,7%), seguido por cartão de crédito e cartão de débito (58,2% e 56,9%, respectivamente).

RESUMO (texto 2)

De acordo com o levantamento feito pela Total Retail em 2016 a quantidade de pessoas que utiliza as lojas online já superou a que utiliza o comércio tradicional, em lojas físicas. 38,2% dos brasileiros realiza compras online todos mês, e somente 3,4% dos consumidores nunca praticaram comércio online. O principal fator que os brasileiros levam em conta ao realizar compras online é o preço dos produtos e o principal meio de pagamento utilizado por eles é o por cartão de crédito.

Texto 3 (Site 3)

Pesquisa indica que 43% dos internautas fizeram mais compras online este ano

De acordo com o levantamento, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses

Comprar pela internet se tornou um hábito do brasileiro, revela um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país. De acordo com o levantamento, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, percentual que se mantém elevado em todos as classes sociais analisadas. Os homens lideram entre os compradores online (93%), pessoas de 35 a 49 anos representam 95% dos consumidores e 99% pertencem às classes A e B. Apenas 4% das pessoas que têm acesso à internet admitiram nunca ter feito qualquer compra 

A pesquisa mostrou que, mesmo em um cenário de crise, quase metade dos consumidores online (43%) aumentou a quantidade de produtos adquiridos pela internet este ano, na comparação com 2016. Para 38%, o volume se manteve estável, enquanto 18% diminuíram o número de compras feitas por esse meio. A consulta foi feita entre os dias 18 e 27 de abril passado.

A vantagem que o internauta brasileiro mais destaca é a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas, razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos destacados são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%). Há ainda 28% de entrevistados que citam a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços.

A professora Angela Paradelas compra pela web constantemente. “Compro regularmente, pela praticidade e pelo preço, mas procuro sempre o frete gratuito e faço muita pesquisa”. O empresário Diego Dominguez também compra nos e-commerces frequentemente, mas não adquire roupas nesses canais. “Geralmente compro coisas que eu conheço muito a respeito, me permite escolher o que mais atende às minhas expectativas, mas não costumo comprar vestuário, gosto de experimentar, e a política de troca tem uma burocracia muito grande”.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas. “A internet trouxe ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser. Se antes as pessoas tinham de ir até as lojas e demais centros de consumo, agora são os varejistas quem precisam encontrar seus clientes, oferecendo plataformas amigáveis, ofertas convidativas e informações relevantes para reter por mais tempo a atenção de potenciais compradores”, explica o presidente.

Desvantagens

Mesmo com as diversas comodidades, as desvantagens deixam os consumidores receosos. Quase a metade (49%) das pessoas sondadas enxerga o pagamento de frete como o lado negativo das compras online. Há também quem sinta falta de experimentar o produto (42%), não poder levá-lo para casa imediatamente após a compra (42%) ou então nem poder tocar ou sentir o cheiro daquilo que se está comprando (39%). Já a insegurança de que o produto de fato será entregue é preocupação de 30% dos internautas.

A secretária Adelaide Campos é uma das pessoas que ainda preferem comprar pelas lojas físicas. “Pelas poucas consultas online, me pareceu ser bom negócio em questão de valores e compromisso com entrega, porém não é rotina, ainda prefiro comprar com vendedores”. A filha dela, a relações-públicas Bárbara Gouveia, também prefere às lojas tradicionais ao e-commerce. “Podemos encontrar melhores ofertas online, mas acredito que pessoalmente é melhor pela experiência, desde de ser atendida por alguém, poder esclarecer sobre o produto e verificar se aquilo atinge ou não suas expectativas, tudo de forma imediata e pessoal”. O receio dela é se decepcionar com o produto comprado online. “Muitas vezes vemos as funcionalidades, mas, quando recebemos, não é como imaginamos”.

A facilidade e a comodidade proporcionada pela compra online também podem estimular as compras impulsivas. De acordo com a pesquisa, 46% dos compradores admitiram não ter planejado a sua última compra pela internet, seja porque se sentiram atraídos por promoções e funcionalidades do produto (38%) ou porque estavam movidos por aspectos emocionais naquele momento (10%), como ansiedade, baixa autoestima e necessidade de agradar a si próprio. Há, ainda, 5% de entrevistados que compraram online por não terem encontrado o produto nas lojas físicas.

Parcelamento no cartão

Em média, o internauta brasileiro gastou R$ 292 na sua última compra online, sendo que os homens gastaram mais do que as mulheres, média de R$ 343 ante R$ 243 gasto por elas. Nos últimos 90 dias anteriores à pesquisa, os consumidores realizaram três compras pela internet, em média. E na hora de pagar, o parcelamento no cartão de crédito foi o meio mais utilizado por 65% dos compradores. A média de prestações é de cinco parcelas.

Outros meios de pagamentos utilizados com frequência foram o boleto bancário (53%) e a parcela única em cartão (45%). Ferramentas como PayPal, Moip e Pag Seguro foram usados por 31% da amostra e somente 9% fizeram compras por meio de vales-presente.

O economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, lembra que usar o boleto bancário tem vantagem. “Grande parte dos sites oferecem descontos no pagamento com boleto bancário. Além disso, ele pode ser uma boa alternativa para quem possui um limite pequeno para as compras com o cartão de crédito e não quer se comprometer com dívidas”, explica a economista. A pesquisa mostra que, entre quem pagou à vista, 44% disseram ter conseguido algum desconto.

Mais comprados

Considerando os últimos três meses, os itens mais comprados foram peças de vestuário, calçados e acessórios (35%), ingressos para shows, teatro, cinema e eventos esportivos (27%), livros (27%), celulares (24%), produtos eletrônicos (24%), artigos para casa (24%), remédios ou produtos para saúde (22%) e cosméticos e perfumes (21%). A maior parte das compras é feita por meio de computadores ou notebooks (67%), mas 21% já utilizam os smartphones para comprar online.

Os sites das grandes redes varejistas são o principal local de compra na internet (81%), seguidos dos classificados de compra e venda (42%), dos sites especializados em roupas, sapatos e acessórios (30%) e dos sites de ofertas e desconto (28%). Os sites internacionais são preferência de 28% dos compradores online.

Problemas com compras

Entre os entrevistados, 87% dos internautas ficaram satisfeitos com a sua última aquisição na internet, contra apenas 4% de pessoas que ficaram insatisfeitas ou arrependidas com a experiência. Ainda assim, o estudo aponta que nem sempre o processo de compra transcorre de forma tranquila. Quase um quarto (26%) dos compradores online disse ter enfrentado algum problema ao realizar uma compra pela internet nos últimos 12 meses.

Os contratempos mais comuns foram a entrega fora do prazo (11%), não receber o produto (6%) e receber algo diferente do que havia comprado (6%). Há, ainda, 4% de pessoas que receberam o produto danificado.

Entre os que tiveram problemas, 37% não conseguiram ter o problema resolvido e ficaram com o prejuízo. Outros 60% disseram ter conseguido solucionar o problema, geralmente com a devolução do dinheiro (26%) ou com a troca do produto (11%).

Segurança online

Outro problema que aflige os internautas é a questão da segurança. De acordo com a pesquisa, os consumidores online dão nota 7,9 para o grau de segurança nas compras. Apenas 20% dos entrevistados garantem sentir-se totalmente seguros para fazer compras na internet.

Os especialistas do SPC Brasil também alertam que os empresários varejistas que atuam na internet devem encarar o investimento em segurança digital como um dos pilares de seu negócio, seja qual for o tamanho ou ramo de atuação, a fim de garantir a integridade de seus sistemas e dos dados pessoais e bancários de seus clientes.

A pesquisa demonstra que o internauta brasileiro está consciente quanto às medidas de precaução: 97% dos compradores tomam algum tipo de cuidado, a exemplo de comprar sempre em sites conhecidos ou indicados (60%), imprimir ou arquivar todos os passos de compra, inclusive e-mails de informação (40%) e evitar cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras (37%).

A pesquisa também mostrou quais são os produtos que os entrevistados jamais comprariam pela internet. A contratação de seguros (27%), joias (27%), bebidas (16%), remédios ou produtos para a saúde (16%) e produtos eróticos (15%) são as categorias de produtos que afastam os consumidores nas compras pela internet. O medo de ser vítima de fraudes (39%), como adulterações e falsificações são os motivos mencionados entre os que rejeitam esses tipos de produtos.

“Adaptar-se rapidamente às demandas crescentes dos consumidores é o grande desafio para os varejistas que atuam no e-commerce. O consumidor online está em busca de experiências de compra que combinam praticidade, percepção de valor e satisfação com cada produto. Quem dita boa parte das regras neste negócio são os clientes. Eles vão às compras no momento que julgam ser mais adequado e sempre estão em busca de preços competitivos, sem abrir mão da qualidade do produto”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

RESUMO (texto 3)

De acordo com um estudo feito pela SPC Brasil somente 4% das pessoas que têm acesso à internet nunca realizaram uma compra online e a maioria (89%) realizou uma compra pelo menos nos últimos 12 meses. Embora o comércio online seja tão utilizado ele possui também suas desvantagens, como o frete, a insegurança da chegada dos produtos e a demora da entrega. Nos últimos 3 meses os itens mais comprados online consistiam em, respectivamente: peças de vestuário, ingressos, livros e produtos eletrônicos.

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